terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Saiba o que estás a fazer"

E ae galeraa... Boa noiteee”


    Hoje vou começar com uma frase que vi num blog de um jogador profissional de poker português André Coimbra (acoimbra) patrocinado pelo Pokerstars:

“Jogar Poker não é arriscado, o que é arriscado é jogar sem saber o que estamos a fazer!”

    Frase por sinal muito bem colocada e um pouco no contexto do que eu vou falar hoje: COMPULSÃO.

    Poker desde sempre, foi rotulado e comparado com jogos meramente de azar. E ainda hoje pessoas teimam em achar que não se pode ganhar dinheiro com ele. Todo mundo que joga já passou pela seguinte situação: você diz pras pessoas que é jogador profissional de poker elas replicam: “Isso é perigoso.. Fulano já perdeu fazenda.. Cicrano perdeu a herança.. Eu costumo dizer pra essas pessoas, que com toda certeza alguém ganhou aquela fazenda e aquela herança.. hauehuaeh.. e que estou lutando, estudando e trabalhando para que essa pessoa seja eu.
    Li no livro do Leo Bello e não tenho certeza quem é o autor, e que ficou gravado na minha cabeça:

“Poker é sorte, azar é você sentar na mesa com quem estudou e se preparou para jogar”.

    Estou dizendo tudo isso porque poker é sim um jogo de habilidade, e foi considerado pela IMSA (International Mind Sports Association) como um esporte da mente..
http://espnbrasil.terra.com.br/sergioprado/post/105306_POKER+SERA+RECONHECIDO+COMO+ESPORTE+DA+MENTE+PELO+COI
    Porém, como todo jogo de apostas que envolvem ego e é claro dinheiro, tem sim uma propensão a envolver compulsividade justamente pela falsa ilusão de dinheiro fácil. E todos que jogam, por diversão ou por profissão têm que tomar cuidado com alguns sinais e situações, como por exemplo, prioridades.
    Se sua prioridade na vida, é JOGAR POKER. Você está no caminho errado. Sua prioridade na vida tem que ser qualquer outra coisa. Famílias, namorada, diversão, lazer. O dinheiro não nada mais do que uma conseqüência de algo bem feito. Poker na verdade é um MEIO. Que obrigatoriamente tem que justificar o FIM. Você tem que estar ali jogando apenas por um desses dois motivos: DIVERSÃO OU TRABALHO, se conseguir unir os dois parabéns.
    Tecnicamente falando, se você acabou de jogar uma mão, e não consegue explicar os reais motivos daquela jogada, você não é um jogador de poker, você é um apostador, e um apostador tem chances reais de se tornar um viciado. Já um jogador de poker sério as chances são irrisórias. Não sou eu que estou dizendo isso, é a Harvard, conhecem?
http://www.maisev.com/noticias/harvard-mostra-que-o-risco-de-vicio-em-poker-e-pequeno
    Eu particularmente aprendi com alguns ídolos (André akkari, por exemplo) a encarar esse jogo como um investimento. Onde todo investidor olha uma vez por dia como anda seu retorno de investimento (ROI), como anda seus ganhos, suas perdas, seu gráfico, sua win-rate (taxa de ganhos), pra saber o que está fazendo á fim de selecionar melhor que tipo de investimento fazer.
    Levando o poker dessa maneira você evitará muitas surpresas, e se prevenirá de muitas quedas.
    É isso ai.. Vou nessa que amanhã o dia é longo.. Hoje recomecei os trabalhos com o pé direito, sabia que esse blog aqui ia me dar uma motivada.

Próximo post: GESTÃO DE BANK e algumas mãos pra discussão.. VAMOOOOOO...

JM.

2 comentários:

  1. Belo Post Joao!!!
    Li ele numa hora que estava precisando de um cutucão..... Capricha no de Bank pois preciso urgente aprender ter controle!!!!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o primeiro palavrão aqui no blog, mas PQP!!! FODA FODA FODA...
    De boa mesmo, ficou show o artigo, falou o que tinha que falar do jeito que tinha que falar. Só digo uma coisa, ai de você se parar de postar nessa joça.. huauhauhauhhauuhahuaua
    vamo que vamo cravar tuuudo xD
    Abração brother!

    ResponderExcluir