quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BR MANAGEMENT.

    Galeraaa... Boa tarde.. Hoje o grind foi pra baixo, bolhei o mtt que peguei 3º ontem. Mas isso não me incomoda muito não, essa é minha rotina, o que me incomoda mais são algumas coisas que ando lendo pelos fóruns da vida. Como tem gente imbecil nesse mundo.. pqpqp... E pior que não são poucos. Tem que deixar isso pra lá..

    Como disse ontem, vou falar sobre BANROLL MANAGEMENT. Ou controle de bank, ou gestão de banca, como você quiser chamar. Isso nada mais é do que controlar seus gastos/ganhos para que não haja perigo de falência.
    Muitos profissionais gostam de dar receitas de bolo.. Jogar com tantos buy in em sitngo, com tantos em mtt, etc etc.. De fato algumas delas são bem úteis, mas na prática e sem contexto são bem incompletas. Digo isso, pela primeira regra de gestão de banca.
    É a regra mais óbvia e mais certa do mundo do poker: “Se você não jogar bem, você pode jogar com mil buy ins.. acredite.. você vai quebrar” Se você não estudar, reconhecer e corrigir seus erros, você não vai conseguir. Isso soa bem desmotivador, mas é a realidade.
    Aprendi durantes meus estudos que você não é tão bom quanto pensa ser. Apesar de ter a auto-estima alta, eu consigo ver claramente os jogadores que são superiores a mim. E desses, eu quero DISTÂNCIA. Sei que eu posso ganhar meu dinheirinho em outros ares, e sei que posso ter outras oportunidades melhores de investimento. Essa é a segunda regra, não só do poker, mas de qualquer tipo de investimento: O INVESTIMENTO SELETIVO.
    No poker chamamos isso de Table selection. E é sem dúvida o maior diferencial entre grandes jogadores e os medianos. Por que isso contraria o ínfimo do poker, que é o EGO.
    Dá sempre vontade de estufar o peito e dizer, “EU POSSO GANHAR DELE”, esse pensamento, é o que mais faz jogadores de poker se tornarem compulsivos e perder muito dinheiro, aliás, se você pensa assim quando vai jogar, você é um perdedor nato. Como eu disse no post anterior, o poker é um MEIO, para chegar até o FIM (que é o dinheiro) e isso é totalmente verdade. O pensamento vencedor, é... EU “POSSO GANHAR ISSO”. Ai você começa a estudar como vai fazer, e o que você vai ter que fazer, para conseguir isso, e “isso” nada mais é do que dinheiro.
    Na prática, se você tem 2 mil dólares na conta, entra lá na aba de Heads up em MEDIUM STAKES, tem lá heads up de 34,50 turbo. Você tem 58 buy ins dessa modalidade. Ai você lembra-se daquela conta que te ensinaram para ter 30 buyin de certo jogo, para não correr risco. Tudo ok.. E na hora de registrar você vê o Nick “PrimordialAA” sentado na mesa esperando um adversário. Tudo OK.. VAMOS JOGAR.... ahauEHHAUe.. ERRADO... TABLE SELECTION.. O máximo que você vai conseguir é ficar com 29 buy in, ou algumas vezes badbitar o cara, que se preparou para jogar aquilo, naquele valor, e daquele jeito. “No jogo e na vida, tente saber a profundeza do oceano antes de mergulhar”.
    Eu gosto de usar citações para ilustrar o que eu falo, a fim de ficar mais claro. Enfim, não adianta ter 500, mil, dois mil buy ins. Você tem que saber ao certo o que você está fazendo e com quem está lidando. Já fui à falência inúmeras vezes, por diversos motivos. E esse foi o principal em todos. E não me dou mais ao luxo de entrar em confusão com meu ego, e achar que posso ganhar de todos, tenho a plena certeza de que eu não posso ganhar de alguns jogadores, e eles são MUITOS.

    Porém, para isso aqui ficar completo, vou dar algumas dicas um pouco conservadoras e não muito ilustradas sobre o número de buy ins.
    Para SNG na de modalidade turbo, que a variância é grande e o longo prazo, longo até demais. Eu gosto de 100 a 200 buy in (dependendo de quantas mesas simultâneas você joga). É importante lembrar, que o nível de jogadores dessa modalidade nos low-stakes no Pokerstars está muito alto, com muitos jogadores bons e por isso gosto desse número.
    Já para modalidade regular, eu gosto de 50 a 80.
    Para torneios multitable eu gosto de usar a do Chris Jesus Ferguson. Que são 2% do seu bank. (Se você tem 300 de bank por exemplo, jogar torneios de até 6$).

    É bom o jogador de poker que quiser se tornar profissional, ter 3 tipos de bank:
(in-game, out-game, e o security bank), que é o bank do jogo, um outro retirado do jogo para possíveis eventualidades (FALÊNCIA), e o terceiro investido em algo seguro, e usar exclusivamente fora do poker (se precisar desse terceiro para o jogo, é um sinal que as coisas não andam nada bem). Isso são etapas, não dá pra começar com esses três tipos de bank e você só irá fazê-lo depois de ter uma estabilidade dentro do jogo ou mesmo fora.

É isso, vou por mural, qualquer coisa, dúvida põe lá, Como ficou grande ponho mãos depois que o mural ficar pronto.
Vou viajar hoje mas possivelmente eu vou postar de lá. VAMOO ARCOOS
E continuar no grind, pq o volume não pode paraaaaar..
JM

6 comentários:

  1. ta doido .. hehe .. se continuar lendo aki vou viver de poker .. aula gratis com JM .. uahauha ..vamo q vamo ... valeu ... abs

    ResponderExcluir
  2. blue fox .. sou eu .. marcos melo ... hehe

    ResponderExcluir
  3. cara show de bola JM, em pensar q eu sonhei com essa parada ein? abraços! svn

    ResponderExcluir
  4. kd dia que passa.. viro mais fã deste kra... show de bola!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amor, você tá demais! Você escreve de um jeito que até quem não sabe nada de poker (euu) entende! Parabénss!!! Tô muito orgulhosa de você!!!!!

    ResponderExcluir