quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Variância

    Ufa.. Demorou mas to de volta. Resolvi não grindar muito e nem escrever aqui durante as festas, se concentrar entre uma festa e outra não dá muito certo, tanto pra jogar quanto pra elaborar o post. O bom é que deu pra ter idéias dos próximos textos, e pretendo fazer esse e outros bem dinâmicos e exemplificados.

    Esse assunto de hoje, alguns demoram a entender, eu demorei bastante. Justamente por ter faltado informações, exemplos vivos e ferramentas.
É a famosa variância. Todo mundo que joga poker usar essa palavra.
“pqp tomei bad beat.. É a variância.”
    Variância nada mais é do que a variação e o contraste entre eventos prováveis e não-provavéis, durante certo período e uma certa amostragem. (Calma vou explicar).
    Jogando uma moeda pra cima, apostando na coroa, a probabilidade de você ganhar a aposta é de 50% certo? Porém jogando uma moeda 10 vezes, e apostando todas às vezes na coroa, a probabilidade de sair coroa as 10 vezes, é de apenas 0,1%.
    E isso confunde muito os jogadores que gostam de soltar a mão de AK ou par médio pré flop, sem estar comitado com a mão e desperdiçando a chance de extrair valor caso seja a melhor mão, ou de ter uma saída de emergência caso seja a pior.
    E jogadores desse tipo gostam de por a culpa no site, quando perdem um flip que o deixaria entre os líderes do torneio. E esquecem-se dos que ganhou porque arriscou. O cérebro humano é tendencioso a esquecer eventos positivos e lembrar-se dos eventos negativos. Porém, quanto maior o número de mãos. Menor a variação matemática. Exemplificando:
    Se você joga uma moeda para cima 10 vezes, a probabilidade de você ganhar 7 ou mais apostando em coroa, é de 17%. Porém se você joga uma moeda 100 vezes pra cima, a mesma estatística de sair 70 ou mais coroas, é de apenas 0,004%. É a mesma coisa com o poker, pode ser que você perca de AA VS KK 8 vezes seguidas, 10 coin flips seguidos, assim como é comum ganhar e quebrar AA várias vezes. Mas a longo prazo a matemática do jogo vai encaixando e pondo a variância no bolso.
    Existem jogadores profissionais de vários tipos de modalidade, alguns com variância maior, e alguns com nível técnico tão apurado, jogando sem pressão de tempo, que consegue driblar esse fator sorte. E vou mostrar todos através de fotos dos gráficos.
    Esses dois gráficos que seguem são de mtt players, aonde a variância é bem brutal dependendo do quão alto você joga.

 
    O primeiro é do Moorman1, jogador muito técnico, e muito agressivo. Vocês podem ver que a variância dele assim como todos os jogadores profissionais dessa modalidade é bem alta. Entre os games jogados de 3k até 3250 tem um down de 75 mil dólares. E o average stack dele é 233$. Ou seja, 321 buy ins pra baixo. E isso pra quem não sabe o que está fazendo, é literalmente o fim. Pode ser que nessa parte do gráfico, fatores psicológicos influenciaram no decorrer da bad run. Porém na maioria das vezes ele tomou a decisão certa para tornar uma jogada lucrativa, e não foi o suficiente. Aliás, no curto prazo, raras vezes é suficiente. Chris Ferguson, famoso teórico do poker já dizia que é praticamente impossível não contar com a sorte em um torneio e ganhá-lo.

    O segundo gráfico é do melhor jogador de MTT Online do Brasil, e me arrisco a dizer que um dos melhores do mundo... Caio Pimenta. Tem o time muito bom, e a leitura aguçada. Porém como joga em valores altos, a variância é bem grande. E isso definitivamente não pode afetar no seu jogo. Quanto mais seu psicológico sofrer, maior a tendência do seu gráfico de ir ao chão. Por isso não se preocupe com o resultado de um torneio. E sim com a expectativa de lucro de cada jogada a cada mão (EV). E tente driblar ao máximo, mãos que aumentem a variância de resultados. Não se apegue demais a AKs pré flop. Nem se apegue demais aquele par de 10. Deixe o jogo fluir. E pense no seu jogo em relação ao seu stack efetivo.
    Os gráficos a seguir são de sit n go:



    O primeiro é de um jogador de Heads up (No blind increases) Ou seja, Os blinds não aumentam. Esse jogador é o melhor do mundo nessa modalidade, reparem que o retorno dele é maior do que em qualquer outro jogo, porém tem que ter uma paciência enorme, já que a ação nesse jogo é mínima. Mas o gráfico é bem invejável.

    O segundo é de um jogador de sng regulares e turbo, muito bom jogador por sinal, jogo sempre com ele e admiro seu pós flop. Porém é um gráfico que dá pra exemplificar bem a variância. Entre os jogos 10,5k e 11,2k há um bigdown. E se isso acontece com grandes jogadores, é bem provável que aconteça com a gente, passando por momentos em que nada dá certo e tendo que manter-se psicologicamente estável pra interferir o menos possível nos resultados.
    Por isso que disse que controle de bank não é uma receita simples. Tome cuidado com os valores que joga e contra quem você está jogando.
    No próximo post vou falar um pouco sobre agressividade seletiva, e sobre extração de valor. Um grande abraço. JM

Um comentário:

  1. muito bom, principalmente pra quem não passou por isso ainda, pra poder já preparar e não desesperae quando acontecer (espero que assim seja. kkkkkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir