terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Saiba o que estás a fazer"

E ae galeraa... Boa noiteee”


    Hoje vou começar com uma frase que vi num blog de um jogador profissional de poker português André Coimbra (acoimbra) patrocinado pelo Pokerstars:

“Jogar Poker não é arriscado, o que é arriscado é jogar sem saber o que estamos a fazer!”

    Frase por sinal muito bem colocada e um pouco no contexto do que eu vou falar hoje: COMPULSÃO.

    Poker desde sempre, foi rotulado e comparado com jogos meramente de azar. E ainda hoje pessoas teimam em achar que não se pode ganhar dinheiro com ele. Todo mundo que joga já passou pela seguinte situação: você diz pras pessoas que é jogador profissional de poker elas replicam: “Isso é perigoso.. Fulano já perdeu fazenda.. Cicrano perdeu a herança.. Eu costumo dizer pra essas pessoas, que com toda certeza alguém ganhou aquela fazenda e aquela herança.. hauehuaeh.. e que estou lutando, estudando e trabalhando para que essa pessoa seja eu.
    Li no livro do Leo Bello e não tenho certeza quem é o autor, e que ficou gravado na minha cabeça:

“Poker é sorte, azar é você sentar na mesa com quem estudou e se preparou para jogar”.

    Estou dizendo tudo isso porque poker é sim um jogo de habilidade, e foi considerado pela IMSA (International Mind Sports Association) como um esporte da mente..
http://espnbrasil.terra.com.br/sergioprado/post/105306_POKER+SERA+RECONHECIDO+COMO+ESPORTE+DA+MENTE+PELO+COI
    Porém, como todo jogo de apostas que envolvem ego e é claro dinheiro, tem sim uma propensão a envolver compulsividade justamente pela falsa ilusão de dinheiro fácil. E todos que jogam, por diversão ou por profissão têm que tomar cuidado com alguns sinais e situações, como por exemplo, prioridades.
    Se sua prioridade na vida, é JOGAR POKER. Você está no caminho errado. Sua prioridade na vida tem que ser qualquer outra coisa. Famílias, namorada, diversão, lazer. O dinheiro não nada mais do que uma conseqüência de algo bem feito. Poker na verdade é um MEIO. Que obrigatoriamente tem que justificar o FIM. Você tem que estar ali jogando apenas por um desses dois motivos: DIVERSÃO OU TRABALHO, se conseguir unir os dois parabéns.
    Tecnicamente falando, se você acabou de jogar uma mão, e não consegue explicar os reais motivos daquela jogada, você não é um jogador de poker, você é um apostador, e um apostador tem chances reais de se tornar um viciado. Já um jogador de poker sério as chances são irrisórias. Não sou eu que estou dizendo isso, é a Harvard, conhecem?
http://www.maisev.com/noticias/harvard-mostra-que-o-risco-de-vicio-em-poker-e-pequeno
    Eu particularmente aprendi com alguns ídolos (André akkari, por exemplo) a encarar esse jogo como um investimento. Onde todo investidor olha uma vez por dia como anda seu retorno de investimento (ROI), como anda seus ganhos, suas perdas, seu gráfico, sua win-rate (taxa de ganhos), pra saber o que está fazendo á fim de selecionar melhor que tipo de investimento fazer.
    Levando o poker dessa maneira você evitará muitas surpresas, e se prevenirá de muitas quedas.
    É isso ai.. Vou nessa que amanhã o dia é longo.. Hoje recomecei os trabalhos com o pé direito, sabia que esse blog aqui ia me dar uma motivada.

Próximo post: GESTÃO DE BANK e algumas mãos pra discussão.. VAMOOOOOO...

JM.

sábado, 28 de agosto de 2010

Continuação.. Subtipos de tilt, perigos e dicas.

E aíí galeraa.. Boa tarde.. Queria começar o post parabenizando muito o Diego ‘Diego.AKKA’ filhão de Arcos. O cara forrou 3 vezes em menos de uma semana. Fez Deal na mesa final do campeonato mineiro, deal no heads up de 20R do Pokerstars, e cravou nada mais nada menos do que a milhar do bicho lolol.. Pô filhão... Isso é jogo de azar em bicho? Runnou Hot agora vê se para de apostar contra você mesmo.. aHUHEAUH (Só a nível de curiosidade o cara tava com dois boleto na mão e jogou o final de cada um.. num é que cravou?)


Parabééns meu garoto... TUDO NOSSOO... Ve se toma juízo e continua subindo... Te desejo muito sucesso e isso só depende de você..

Acho que da pra ver que eu sou um que fica muito feliz quando algum amigo meu forra, estamos na estrada todos juntos e cada um que ganha uma bolada é um passo a frente.

Bom, rasgação de ceda à parte quero falar sobre os subtipos de tilt. Vou resumi-los pra não estender muito, e vou começar pelo menos perigoso:

Tilt-Down: É quando você se encontra num estado de insegurança, com medo de arruinar tudo aquilo que você conseguiu com anos de estrada, você abaixa o buy in para um valor irrisório, começa a jogar com 500 1k 2k de buy in, só pelo fato de que isso não vai representar como perda no seu bank. Esse tipo é até bom, se enquanto você estiver jogando barato, você voltar a analisar seu jogo, e saber o porquê das perdas consecutivas, e ter a consciência que pode não ser uma terrível maré de azar.

Tilt-Sell: Este tipo é bem parecido com o de cima só que em vez de jogar com 1k de buy in.. Você vende boa parte do seu bank, com o seguinte pensamento: “Esse site ladrão quer tirar todo meu dinheiro”. Você está errado.. Quem que fazer isso é os seus adversários, e se você não colocar a cabeça no lugar, eles vão fazê-lo.

Tilt-Up: Está aqui um dos mais perigosos subtipos. Merece uma atenção porque esse é o que mais leva qualquer tipo de jogador à falência. Acontece quando você está acostumado com um tipo de buy in e tem que descer um nível. Isso pro ego do jogador é uma facada. Principalmente para os amadores que não tem como fonte de renda exclusiva o poker. Você desce, mas joga sem foco, sem vontade, porque sabe que poderia vencer num nível acima. E acaba subindo no intuito somente de recuperar o que perdeu, mas para si mesmo, você fala que não é por isso, e que pode vencer. E isso raramente acontece. Cuidado.

Tilt-Grind: Esse tem o mesmo efeito do Up, porém, com a desculpa de que precisa por volume de jogo para o longo-prazo não ser tão longo, joga muitas mesas, e todo regular em sã consciência sabe que jogar multimesas simultâneas requer uma preparação psicológica grande e é claro a familiarização com a ação. Mais uma vez, CUIDADO.

Tilt-Cash: Esse sem dúvida é o mais tenso de todos, você perde alguns buy ins e vai jogar cash, com a cabeça quente, sem a menor noção que a taxa de ganho de um profissional é de 1 a 2 bigblinds por hora e que é aonde se encontra os jogadores mais regulares, principalmente pós flop. E que tiltado vai ser um peixinho nadando no meio de tubarões. Arrisco-me dizer que você tem uma probabilidade matemática de 99,99% de quebrar boa parte ou todo seu bankroll fazendo isso.

Uf.. Post grande.. Produtivo espero.. Abraços.. JM
Chega de tilt... e GO UPPPP

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TILT.. Um problema. Seu psicológico é que vai dar o tamanho pra ele.

Bom dia galera, tava vendo como é que mexer nessa bagaça aqui e um amigo meu ta me ajudando, o Alexandre aqui de Alegre/ES ta me ajudando. Vlw garooto...


Preparei um pequeno artigo sobre o tilt e achei interessante.
São os tipos de tilt e o grau de perigo que ele tem.
Pra começar separei o tilt em dois grupos, o instatilt, e o lifetilt.
O instatilt é aquele que você está sentindo que ta jogando seu A-game, está numa mão decisiva, jogou ela impecavelmente bem, e o river ajuda aquele jogador LAG (loose agressive) que paga tudo e aumenta com qualquer coisa. Detalhe: 2outs pro vilão.
Isso com certeza é uma das maiores dores que um jogador passa, e pra muitos jogadores, os bons principalmente. Passa depois de alguns minutos.
O outro tilt, o lifetilt é sem dúvidas muito mais perigoso. Ele ocorre quando essa jogada citada ocorre não uma vez, mas várias vezes durante alguns torneios ou até alguns dias, e aquele jogo bem trabalhado, com leituras impecáveis, aquele 100% de aproveitamento de spots +EV. Vão se dissolvendo e o seu jogo vai as ruínas. Dentro do jogo mesmo você começa a duvidar do óbvio (aquelas situações que o vilão estampa o toppair e você não acredita que pode ser tão azarado com seu par médio, e de praxe põe a culpa no site seja lá qual for). A questão é que esse tipo de tilt geralmente não se vai sozinho. Ele perdura por alguns dias, e é claro dependendo do seu nível psicológico, por alguns meses.

Algumas situações são aconselháveis para esse tipo,

1 – Request/ responsable gaming/Exclude me from playing, essa opção do PS no caso, é totalmente válida pra qualquer um deles. Poker é um jogo fascinante, emocionante, e se você tem opção de jogar sendo que você não está em condições, é melhor se forçar a ficar com a cabeça sem pensar no jogo, por quanto tempo precisar. Eu mesmo já usei e uso essa ferramenta sempre. E não tem que ter vergonha não. Tem que ter vergonha é de perder dinheiro jogando mal.
2 – Não mude seu estilo de jogo por muito tempo, no máximo mude de marcha por uma ou duas mãos. Você vem moldando o seu estilo desde que começou a jogar, e se isso lhe rendeu bons frutos, não vai ser outro estilo que vai te dar rios de dinheiro, principalmente tiltado.

Essas são as duas dicas principais. Como ficou grande deixo os subgrupos de tilt pro próximo post. São eles: Tilt-sell, Tilt-up, Tilt-down, Tilt-grind, Tilt-cash Os nomes já dão uma boa idéia do que se trata.. aeuahuehuahe..

Abraçosss.. JM..

Apresentação e ínicio

       E ae galera, antes de começar com o verdadeiro objetivo disso aqui. Vou começar me apresentando:
Meu nome é João Marcello Resende e sou jogador profissional de poker. Jogo a 5 anos, 2 profissionalmente. Sou de Arcos - MG. Cidadezinha pequena mas pela proporção tem até muitos jogadores bons. E tenho um pouco de orgulho de pensar que trouxe o jogo pra a maioria dos meus amigos que também jogam, e alguns até profissionalmente. Aprendi com um colega em Americana - SP quando morava lá e começamos em arcos jogando a 0,10 centavos com pecinhas de war e dinheiro de banco imobiliário. Quem diria que depois de um tempo fundariamos o VSOP. AHUEAHEu
      Sou bastante estudioso, como todo jogador de poker que se preze, bastante competitivo. E eu tenho uma qualidade que a maioria não tem. (OPEN MIND)... Mente totalmente aberta para críticas e sugestões. Mesmo que essas críticas venham de alguém tecnicamente inferior a mim. Eu analizo com calma, para estudar as diversas linhas de raciocínio, e tento absorver tudo com calma.
      Jogo basicamente MTT. Jogo sng somente por vipstatus e para quebrar um pouco o fator variância.
      Criei esse blog não foi por auto-promoção, nem por qualquer outra coisa do gênero. Afinal não sou top player. Criei pra abordar e discutir alguns temas e porque não algumas jogadas interessantes durante as minhas sessões e as dos meus amigos. E acho que com a criação de um blog é uma grande motivação para jogar cada vez melhor. Tenho muitos defeitos como jogador e muitas qualidades também e pretendo postá-las com calma para discutir e porque não dar dicas sobre elas.
     É isso ai. Amanhã já vou postar sobre um assunto que assombra 100% dos gamblers. o TILT.
     E vou falar também embasando esse assunto sobre BM (Bankroll management). Que é uma das minhas qualidades também.